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O Segredo da saúde Total da Mulher

O segredo da saúde total
Corpo, mente e alma

Palestra ministrada no dia 12/03/2011 no Espaço Mulher por Eloane Capler 
adpatado do livro: " O segredo da Saúde Total" de Stormie Omartian 

Introdução

Só passamos por dores e sofrimentos desnecessários porque não seguimos os caminhos divinos que são perfeitos. Algumas dicas desse livro vai nos ajudar a alcançar e manter boa saúde. Cabe a nós definir como mudar nosso jeito de viver.

Como você pretende passar sua velhice?

Você deseja saudável, jovial cheia de vida? Ou viver cansada, doente, feia e desanimada?

Algumas doenças são conseqüências da nossa maneira errada de viver: Câncer nos pulmões; enfarte, diabetes, colesterol, problemas nos rins, ulceras...

 APRENDA A AMAR SEU CORPO

Devemos valorizar o templo que Deus concede a nós. Como você tem tratado seu corpo? Você o alimenta mal, não permite que ele se exercite,isola-o do ar fresco e do sol, enche-o com o veneno da intolerância e da amargura, nunca o concede descanso e ainda o critica porque não tem boa aparência.

Os sete passos se baseiam na bíblia e são bem simples como os caminhos de Deus. Quem complica as coisas somos nós. O segredo está no equilíbrio. Os passos se inter-relacionam, não é possível seguir um deles sem observar os demais. Os sete passos constituem em um estilo de vida que promove boa saúde.

 1º PASSO – VIVER EM PAZ

Sem um certo nível de paz na vida, todos os exercícios e dietas não terão significado algum. Os médicos dizem que 95% de todas as doenças estão relacionadas ao estresse.

 OS DOIS TIPOS DE ESTRESSE

Muitas vezes o estresse não é desencadeado por um acontecimento importante, mas sim de uma série de coisinhas miúdas que se juntam e ultrapassam o limite de resistência.

 POSITIVO E NEGATIVO

POSITIVO – Alegre, bom, desejável, controlável, fácil de lidar, empolgante e sua solução é agradável. Um novo emprego, gravidez, viagem.

NEGATIVO - Triste, insano, incontrolável, difícil de resolver, deprimente. Morte, divórcio, multa, acidentes.

O estresse negativo é o que cobra o preço mais alto do corpo.

 AS FONTES DO ESTRESSE

Ela tem quatro origens:

1º AMBIENTE: barulho; poluição; engarrafamentos; competição no trabalho.

2º ALIMENTAÇÃO DEFICIENTE: há alimentos que contribuem: café, açúcar, sal.

3º FALTA DE EXERCICIO: o exercício reduz qualquer tipo de estresse.

4º SUA ATITUDE: em relação a dividas; culpas; medos; filhos.

Temos uma escolha a fazer, identificar as áreas que nos estressam e mudá-las.

Para viver em paz precisamos de um relacionamento profundo, comprometido e amoroso com Deus em todas as áreas da vida. A oração deve ser diária, ela funciona, ela faz as coisas acontecerem. Encontre um tempo para orar, e faça da oração uma prioridade. O tempo a sós com Deus é vital para a saúde. Devemos também manter uma atitude de louvor, de gratidão. Como você costuma acordar? Dando graças ou pensando: vamos lá encarar mais um dia difícil?

 

 Como você está alimentando sua mente?

Que tipo de revistas, livros, programas de televisão você tem assistido?

Lembre-se o que passa na mente fica lá.

 Tempo de Rir

Sorrir pode ser um fator fundamental para melhorar a saúde. Rir normaliza a pressão arterial, aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro e reduz bastante os efeitos do estresse. Uma vida de muito riso e alegria gera saúde.

Guardar raiva, não liberar perdão são umas das emoções mais devastadoras que existe. Ela mata aos poucos e de modo doloroso. A incapacidade de perdoar esta relacionada a doenças graves. O que prefiro pra mim? Perdão e paz? Ou a incapacidade de perdoar e um câncer.

 QUAL SERÁ A SUA ESCOLHA?

Podemos escolher ser felizes ou tristes. Não somos vitimas. Devemos controlar nossa mente, pois ela influencia o nosso corpo. Se a sua mente e emoções sofrem, seu corpo também sofre. Não podemos evitar o estresse, mas podemos fazer varias coisas para diminuir seus efeitos.

Resumindo: para aliviar o estresse é preciso manter um relacionamento intimo com Deus.

 

2º PASSO ALIMENTAÇÃO PURA

Ouvimos muitas coisas a cerca da alimentação. Isso pode isso não pode; ovo é bom, ovo é ruim; café; mel... Comer o que deveria ser simples ficou complicado de mais. Deus estabeleceu regras simples e claras.

Como alimentos da maneira que Deus criou. Certos alimentos destroem a saúde, eles enchem o corpo de veneno. Vivemos doentes e acima do peso, porque comemos mais alimentos processados do que naturais. Alimentos puros como Deus criou geram saúde, alimentos processados geram morte. Se você tem sofrido por causa de doenças esquisitas, e o médico não consegue achar nada de errado em seu corpo, embora você esta se sentindo desanimada a maior parte do tempo, é provável que seu problema seja acumulo de venenos e lixo toxico no organismo. Os venenos são expulsos quando comemos frutas e legumes crus ou apropriadamente cozidos.

 

 

ALIMENTOS QUE DEUS CRIOU QUE GERAM BOA SAÚDE

1 - FRUTAS E LEGUMES os legumes devem compor 50% das refeições. Só coma frescos, nada de enlatado.

2 - GRÃOS INTEGRAIS: pão, biscoito, arroz devem compor 25% de uma refeição.

3 – CARNE, AVE E PEIXE: um desse para cada dia, não coma carne vermelha mais de duas vezes por semana, nem peixe, coma ave duas ou três vezes por semana.

4 – GRÃOS, NOZES E SEMENTES: todas são ótimas como petiscos e sobremesas, são saudáveis e não engordam

5 – LEITE, QUEIJO NÃO PROCESSADO, COALHADA, QUEIJO COTTAGE E MANTEIGA: apenas três ou quatro vezes na semana para adultos, e tente comprar desnatado tanto quanto possível. Eles devem ser consumidos com moderação.

6 – OVOS: Apenas 2 ou 3 vezes por semana bem frescos.

7 – MEL: É o adoçante natural mais nutritivo. O açúcar refinado quando usado em doses altas e freqüentes pode causar diabetes, hipoglicemia, caries, problemas mentais. O mel ajuda na digestão resfriados e insônia.

     ALIMENTOS A EVITAR

1.   Açúcar refinado

2.   Farinha branca

3.   Refrigerantes

4.   Sal e alimentos muito salgado: fritas, salgadinhos, azeitonas

5.   Arroz branco

6.   Gorduras hidrogenadas e saturadas (gorduras más), aumentam o colesterol

7.   Carnes processadas: salsicha, salame, bacon, carne enlatada.

8.   Alimentos enlatados em geral

9.   Chocolate

10.             Sorvetes feitos com produtos químicos

11.             Café e álcool

12.             Comidas instantâneas

13.             Alimentos fritos (elas destroem as vitaminas e minerais)

14.             Frutas e legumes enlatados (figo, pêssego, abacaxi...)

ALIMENTOS A INCLUIR

1.   Mel ou pelo menos açúcar não refinado usado com moderação.

2.   Farinha integral: aveia, trigo, centeio etc.

3.   Sucos de frutas naturais. Se você não consegue passar sem refrigerante pelo menos compre os que têm menos açúcar

4.   Cereais integrais: aveia crua, granola, (mistura de cereais) etc

5.   Legumes frescos

6.   Arroz integral, ou pelo menos o parboilizado.

7.   Óleos e azeites virgens: de oliva, canola e girassol

8.   Manteiga tão pura quanto possível

9.   Chá de ervas: hortelã, camomila etc

10.             Alimentos cozidos no vapor compre uma pequena panela para legumes que caiba dentro de outra maior. È muito bom

11.             Frutas frescas e legumes

 

Milhões de pessoas sofrem algum tipo de distúrbio alimentar, sendo o excesso de comida o mais comum. Comer em excesso esgota seu estoque de energia.

 Perda de peso sem sofrimento

Deus nos ama de qualquer maneira gordinha ou magras. Acontece que o excesso de peso pode encurtar seus anos de vida. Você estará propensa a doenças mal estar, problemas na coluna e no coração.

Muitas dietas até te fazem perder peso, mas o problema é não ganha-lo de novo. É por isso que você não precisa de uma dieta, mas sim de uma novo estilo de vida. Trabalhando os sete passos você pode conseguir o equilíbrio do corpo. Seja paciente e não permita que o desejo de perder peso seja sua maior preocupação.

 DICAS UTEIS

1.    Quando escolher sua comida pergunte a si mesma: Isso foi criado por Deus ou pelo ser humano? Até que ponto posso comer puro?

2.   Quanto mais natural for o alimento mais saudável ele é

3.   Estabeleça um horário para as refeições.

4.   Elimine semanalmente os alimentos a serem evitado.

5.   Coma frutas maduras e da temporada

6.   Beba água; chás de ervas e sucos frescos.

7.   Não coma alimentos fritos

8.   Coma com calma e paz, sem discussões

9.   Não coma em excesso.

10.             Mastigue bem.

 

 3º PASSO EXERCÍCIOS APROPRIADOS

Vivemos uma vida moderna, onde tudo é automático: maquina de lavar, carro, elevador, controle remoto. Ninguém precisa ir ordenhar uma vaca, tirar água do poço, cuidar de uma horta. Não há nada de errado nisso o problema é não fazermos nenhuma atividade física.

 Temos mais de 600 músculos no corpo, e se não usá-los podemos perde-los. Os especialistas dizem que há três coisas capazes de encurtar a vida de uma se humano: estresse, hábitos alimentares ruins, e falta de exercício.

 Como tem sido sua vida?

Você acha que o melhor da vida é sentar numa poltrona bem confortável? Quais são os pontos altos de sua vida: comer e dormir? Você precisa tirar uma soneca depois de cada refeição? Se perder uma hora de sono, passa o restante do dia pensando uma maneira de repor? Quando foi a ultima vez que você fez uma caminhada?

Alguns males podem ser reduzidos por meio de exercícios regulares como: Problemas de coluna, postura, excesso de peso, alimentação desenfreada, doenças nos ossos, insônia, fadiga crônica, varizes, colesterol alto, dores de cabeça freqüente, hipertensão, problemas de coração, prisão de ventre, problemas digestivos, dores diversas, problemas circulatório, depressão, artrite.

Não é necessário mais do que trinta minutos diários para retardar o processo de envelhecimento em dez anos. Cuide de sua saúde você deve isso a Deus e as pessoas que você ama.

Decidindo os cinco Qs:

Quem;

O que; Caminhada, bicicleta...

Quando; Pelo menos três vezes na semana, no mínimo trinta minutos, de preferência uma hora.

Qual o local;

Qual a razão; a principal razão é a nossa saúde.

Sempre comece aos poucos, e se estiver fora de forma, provavelmente você sinta: falta de ar, fraqueza, tontura, náusea, movimento involuntário dos músculos, vertigem ou um aperto no peito. Alimente-se uma hora antes. Esqueça dietas milagrosas. E se remédios funcionassem, não existiriam pessoas obesas no mundo.

Não se torne uma pessoa parada, preguiçosa, que mal consegue se mexer. Deus não a criou para ser assim.

 40 RAZÕES PARA SE EXERCITAR

1.   Aumentar a resistência

2.   Ficar menos suscetível a doenças

3.   Fortalecer os músculos do coração

4.   Aprimorar a compleição física

5.   Reduzir a tensão e capacitá-la a lidar com o estresse de maneira eficaz.

6.   Ajudá-la a perder peso e se manter na faixa ideal

7.   Ajudar a prevenir prisão de ventre.

8.   Levantar o ânimo

9.   Melhorar o sono.

10.               Clarear a mente e torná-la mais alerta.

11.               Aliviar depressão

12.               Elevar níveis de endorfina em seu sangue, o que reduz a dor

13.               Fazer seu sistema nervoso funcionar de modo mais eficiente

14.               Aumentar a auto-estima, a confiança

15.               Facilitar a carga de trabalho do coração

16.               Aliviar sintomas da menopausa

17.               Aliviar dores de cabeça causadas pela tensão

18.               Diminuir problemas na coluna

19.               Reduzir dores no pescoço e nos ombros

20.               Purificar o sangue

21.               Ajudar no processo digestivo

22.               Retardar o envelhecimento precoce

23.               Aumentar a flexibilidade

24.               Aliviar cólicas menstruais

25.               Reduzir varizes

26.               Aliviar artrite

27.               Combater vícios

28.               Diminuir colesterol

29.               Aliviar a hipertensão

30.               Equilibrar o metabolismo

31.               Ajudar a perder peso

32.               Melhorar a postura e aparência geral

33.               Eliminar a fadiga crônica

34.               Dar mais força

35.               Colocar o corpo em forma de maneira que fique bem em qualquer roupa

36.               Melhorar a circulação

37.               Estimular os processos de absorção e eliminação

38.               Fazer de você uma pessoa mais alegre

39.               Fazer que sua medula óssea aumente a produção de células vermelhas e o volume de sangue

40.               Ajudá-la a controlar o apetite

 

TENHA UM PROPÓSITO

Alguns dizem que são necessários 21 dias para o estabelecimento de um habito para o resto da vida. Outros falam e dez semanas. Para os propósitos desse livro de a si mesma o prazo de três meses para estabelecer bons hábitos e veja o surgimento de uma nova pessoa.

 

 QUARTO PASSO: MUITA ÁGUA

Pesquisadores descobrem água é a bebida perfeita!

Deus não criou o refrigerante, o café, os sucos industrializados ou a cerveja. Ele criou a água. O nosso corpo é composto de 85% de água.

É por isso que o ser humano pode meses sem comida, mas não sobrevivi por mais de uma semana sem água.

A água esta envolvida em cada processo do corpo humano: digestão, absorção, circulação, eliminação. É o principal meio de transportes dos nutrientes, e é essencial para eliminar os venenos dele.

 Quanta água é suficiente?

A média de água que deve entrar no organismo é aproximadamente sete copos de 300 ml por dia.

 Um jeito bem fácil de beber água

Beba 600 ml de água quatro vezes ao dia:

1.   30 a 45 minutos antes do café da manhã

2.   30 a 45 minutos antes do almoço

3.   30 a 45 minutos antes do jantar

4.   30 a 45 minutos antes de dormir

A regra básica é não beba água a partir de meia hora antes das refeições, nem duas horas depois.

Sucos de fruta são muito bons, mas é bom lembrar que eles são um alimento e corpo, precisa processá-los de um modo diferente. Por isso não permita que os sucos substituam a água.

 A água e a pele

Não se esqueça de tomar banho, pois através dele removemos todas as impurezas da pele. A falta de banhos freqüentes pode levar a problemas de saúde ou doenças.

Use bucha, pois ela limpa muito bem e é revigorante.

Razões para usar a bucha

1.   Remove as células mortas e as impurezas eliminadas por meio dos poros de sua pele.

2.   Manter seus poros abertos de modo que a sua pele pode respirar.

3.   Ajudar a pele no processo de eliminação.

4.   Estimular a circulação

5.   Melhorar a saúde geral.

6.   Tornar a sua pele mais jovial ao ajudar na prevenção do envelhecimento precoce.

7.   Ajudar você e se sentir limpa e rejuvenescida.

 5º PASSO: ORAÇÃO E JEJUM

Quantas pessoas aqui já jejuaram?

Ah, eu não consigo me dá dor de cabeça, tontura, esse negócio não é comigo. Jejum não é tortura, é uma chave para ter mais qualidade de vida. Os efeitos do jejum são vivificantes e restauradores.

A escritura nos diz que determinadas coisas não podem acontecer se não for por meio do jejum e da oração. O jejum é uma questão pessoal entre você e Deus. O jejum caminha de mãos dadas com a oração, por isso sempre jejue com a intenção de orar também. O objetivo do jejum não é conduzir a mão de Deus para que ele faça alguma coisa. E sim oferecer nossas questões e preocupações ao Senhor. O tipo de jejum que Deus quer façamos é o da obediência. Deus vou ficar sem me alimentar por um período se isso significa a cura de uma criança, a libertação de uma amiga oprimida, por uma pessoa que está nas trevas ou mesmo uma vida de mais sabedoria e paz para mim.

Alguns benefícios de jejuar:

1.   Receber orientação divina

2.   Enfraquecer o poder do adversário

3.   Enfrentar grandes dificuldades

4.   Convidar o Senhor a colocar em você um coração limpo.

5.   Manter-se livre de pensamentos ruins.

6.   Resistir a tentação.

7.   Combater qualquer inclinação da carne.

8.   Fortalecer-se.

 

Como jejuar?

 Há três tipos de jejum:

Absoluto: a pessoa não come nem bebe nada. No entanto não vejo razões jejuar sem beber água. O jejum praticado por Jejus no deserto.

Parcial: a pessoa se limita a tomar sucos.

Total ou “normal”: nada passa pelo corpo além de água.

Se você nunca jejuou, comece aos poucos. Tente dispensar apenas uma refeição. Leia a palavra e ore em vez de comer. E assim vá aumentando gradativamente.

Quando jejuar você estará eliminando toxinas.

Sintomas de eliminação: A língua saburrenta, mau hálito; dores de cabeça; náusea e vômitos; fraquezas, tonturas e vertigens; perturbações no sono, tremores de frio.

Encerre o jejum sem se empanturrar de comida. Encerre com frutas, legumes crus ou cozidos no vapor. Ou suco de frutas.

Deve-se evitar o jejum: mulheres grávidas; pessoas com diabetes, problemas nos rins, hipoglicemia, problemas cardíacos, ou quem esta a baixo do peso ideal.

 E lembre-se DEUS PROJETOU O JEJUM!

 Joel 2,12 – Esdras 8,23 - Marcos 9,29 – Isaias 58

 

6º PASSO PERIODOS DE AR FRESCO E LUZ DO SOL

 Um pouco de ar fresco e de sol todos os dias é terapêutico e revigorante para todas as partes do corpo. A luz do sol é um poderoso remédio, Tonico, germicida e relaxante. A luz natural exerce um efeito significativo sobre o sistema imunológico (defesa do corpo), acalma os nervos, produz vitamina D e trabalha como um grande auxilio natural para a absorção de cálcio. Passar vinte minutos à uma hora no ar fresco e sob a luz do sol ajuda pessoas que sofrem de insônia. Como germicida: feridas expostas ao ar freso e ao sol cicatrizam mais rápido. A luz do sol ajuda na preguiça, pois ela é estimulante, e antidepressiva. Faça atividades ao ar livre (caminhada, lavar o carro, cuidar das plantas...). Mas lembre-se o melhor horário para tomar sol é antes das dez e depois das quatro.

APRENDA A RESPIRAR: o trabalho de respiração profunda pode fazer maravilhas: ajuda a relaxar, acordar, eliminar venenos do corpo. Quando você estiver zangada, nervosa, ou se sente esquisita respire profundo: 1 – inale devagar até cinco. Expanda as costelas, as costas, o abdômen, e os pulmões. 2 - segure o ar e conte até dois. 3 – solte o ar aos poucos contando até cinco. 4 – conte até dois e comece tudo novamente. Repita cinco vezes esse processo. Inspire pelo nariz e expire pela boca.

 7º PASSO: DESCANSO PERFEITO

São raras as pessoas que conseguem ter um descanso perfeito! Quantas aqui deitam e logo pegam no sono? Mas porque isso acontece? Porque é tão difícil parar de pensar e adormecer? Geralmente é porque não vivemos da maneira que Deus planejou que vivêssemos durante o dia. O sono é algo que acontece com naturalidade quando o corpo esta saudável.

 SEM DESCANSO NÃO DÁ PRA VIVER

O sono é mais vital que o alimento. Isso foi provado por uma experiência realizada por um medico e um professor nos EUA. O professor manteve uma ninhada de filhotes acordada por cinco dias. Todos morreram, embora fossem bem alimentados o tempo todo. Enquanto isso outra ninhada podia dormir o quanto que quisessem, mas não recebia nenhum tipo de alimentação durante vinte dias. Terminado o período todos estavam muito fracos, mas se recuperaram rapidamente quando voltaram a ser alimentados.

A certas coisas que acontecem no nosso corpo somente durante o sono: as células do corpo são reparadas e se reproduzem mais rápido.

 OS LADRÕES DO SONO

1.   Excesso de comida e ingestão de alimentos que geram toxinas.

2.   Preocupação, medo e ansiedade mental: eles impedem que a pessoa durma rapidamente, e a acordam no meio da noite. Razões para não dormir devem ser apresentadas a Deus, tratadas e resolvidas.

Muito barulho, excesso de luz, roupas inapropriadas, pouca circulação de ar, calor demais, colchão, animais...

PASSOS PARA GARANTIR UM SONO SAUDÁVEL

1.   Vá para a cama mais cedo. Deus fez a escuridão para o descanso. Não adianta ficar acordada a noite e dormir o dia todo.

2.   Aproveite alguns instantes durante o dia e descanse totalmente por dez minutos.

3.   Faça exercícios respiratórios com freqüência. Para acalmar os nervos.

4.   Aumente a carga de exercício.

5.   Respire muito ar fresco e tome muito sol.

6.   Coma alimentos do jeito que deus criou.

7.   Tome banho morno para relaxar.

8.   Tome chá de ervas (camomila)

9.   Passe por uma sessão de massagem no corpo ou nos pés.

10.              Jejue e ore

11.              Mantenha o quarto escuro e quieto

12.              Certifique-se de que o quarto tenha boa ventilação.

13.              Viva em paz. Não leve nenhum problema para a cama. Ore e leia alguns versículos antes de dormir.

Alguns versículos: Salmo 4.8 – salmo 127.2

 JUNTANDO TUDO

Agora surge a pergunta: como coloco todas essas coisas em pratica na minha vida?

A mudança de velhos hábitos parece uma coisa difícil. Mas não é. Jesus esta sempre pronto para nos ajudar.

Devemos mudar nossa maneira de viver. E não ficar esperando que alguma coisa ruim aconteça.

 Precisamos começar pedindo ajuda ao Senhor. E em seguida precisamos fazer nossa parte. E não se esquecer que por mais que eu me esforce de vez em quando pegarei um resfriado, uma gripe ou outra doença. Siga rigorosamente os sete passos por três meses e avalie os resultados. Tenha uma rotina definida: tome café, almoce e jante num horário certo.

 E lembre-se ELE RENOVA TODAS AS COISAS. – ISSO SIGNIFICA VOCÊ!

 

 DEUS ESTA AO SEU LADO. ELE QUER RENOVAR TODO O SEU SER: SUA MENTE, SEU ESPÍRITO, SUA SAÚDE, SUA VIDA SEXUAL, SEU TRABALHO, SEUS HABITOS, SUAS ATITUDES, SEU ESTILO DE VIDA. ELE FAZ NOVAS TODAS AS COISAS ISSO INCLUI VOCÊ! E NÃO FIQUE PROCURANDO ATALHOS PARA A BOA SAÚDE ELES NÃO EXISTEM.

 

 “O MEU CORPO E O MEU CORAÇÃO PODERÃO FRAQUEJAR, MAS DEUS É A FORÇA DO MEU CORAÇÃO E A MINHA HERANÇA PARA SEMPRE” (SL 73.26)

MESMO EM RELAÇÃO À MORTE TEMOS ESCOLHAS A FAZER: PELA VIDA ETERNA OU PELO ETERNO SOFRIMENTO. MAS UMA VEZ EU LHE DIGO: ESCOLHA A VIDA!


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